22.1.09

lula lele(com ou sem acento?)

gente, lembra quando eu alertei sobre o assassinato de nosso bem maior?

entao... aconteceu! lulala nao aguentava ser analfabeto sozinho e resolver tirar quase todos os nossos acentos. usou a desculpa de que estava fazendo um acordo linguistico. mas eh tudo 'balela'.

fique de olho na gramatica!

ai, estou toda confusa com estas novas regras. tudo bem que, devido ao meu 'analfabetismo' tecnologico, nao escrevo com acentos por aqui. porem, eu tinha todas as regrinhas na cabeca... a do rouxinol, das paroxitonas, oxitonas, proparoxitonas, tremas, crase... tudo! agora a nossa lingua virou brasil e nao tem mais regras.

se voce tambem esta confuso com a mudanca, leia o texto que a minha cunhada michelle escreveu:

"Meu nome é Judemar, tenho cinqüenta anos, sou Acreano, nascido debaixo de uma Bocaiúva; sou de uma feiúra só; minha bóia preferida é: no café: geléia, no almoço: lingüiça e na janta: jibóia.(sem paranóia, vi uma vez na TV que as Européias tem bastante nutrientes).

Aliás que comi uma dessas uma vez; me deu enjôo, revertério, o doutor achou pêlo e uns microorganismos dentro de mim, mandou eu tomar um antiinflamatório. Nem preciso dizer que rezei noite e dia, né? Ufff

Fui até no Padre Rui e ele disse: "Mesmo comendo os bichinhos da Terra eu te perdôo...vai em paz que eu te abençôo", fez o sinal da cruz e eu melhorei...Amém!

Sabe, nunca saí daqui, nem peguei microônibus, nem nada, mas já viajei o mundo pela TV...conheci todas auto-estradas, a Anhangüera, a Bandeirantes...vi como funciona até um microondas. A TV é auto-educativa, vi que na cidade grande existe seqüestro freqüente, e que não é todo lugar nesse mundo que é tranqüilo; vi vários animais: baleia, urso, pingüim....conheci o nosso presidente; ele disse que o nosso país é auto-sustentável, e que todo mundo é co-responsável por tudo o que acontece, achei tão bonito essas palavras!

A Tv é eloqüente, às vezes ultra-realista.

Esses dias eu resolvi fazer uma auto-análise e concluí que eu amo tudo isso, e principalmente o presidente LULA, porque agora, aqui perto(70Km) tem luz e a gente pôde aprender a ler e a escrever.

Hoje, 20 de Dezembro de 2008, eu estou fazendo a minha primeira redação!"



eh micha... mais uma vez o pobre se ferrou... quando aprende a escrever, o lulala resolve mudar a regra.

de uma olhada nas novas grafias:

cinquenta, linguiça, pinguim, sequestro, frequente, eloquente, tranquilo, Anhanguera (sem trema)

Acriano (uso do E/I)

Bocaiuva, feiura (I e U tônicos dos Hiatos (fortes) em paroxítonas, quando precedidos por ditongos,não levam mais acento)** A não ser q seja oxítona, como em Piauí....(mantém)

boia, geleia, jiboia, paranoia, europeias (ditongo aberto não tem mais acento)

enjoo, perdoo, abençoo (eem e oo não levam mais acento)

anti-inflamatório, micro-ônibus, micro-ondas, micro-organismos (Agora com Hífen)

Autoestrada, autossustentável, corresponsável, autoanálise, Ultrassecreto, autoeducativa, ultrarrealista (agora SEM Hífen)

só o pôde permanecerá... pode?

*************************************

oh, well

eh lula no poder
paulo coelho na academia brasileira de letras... aquela beleza!

mas o povo vai gostar, o analfabetismo vai diminuir, a popularidade do lula aumentar... afinal, lula deixara professor pasquale no chinelo, neam? um idolo.

enquanto isso, machado de assis se revira no caixao. e com razao.

5 comentários:

Gustavo disse...

Pois é, eu adoraria "culpar" o lula por mais essa mas nesse caso não dá. O acordo foi assinado em 1990, época que o lula ainda se planejava para sua segunda derrota.

Anônimo disse...

Nossa q confa! É minha querida companheira, o Brasil está aderindo a era "mulice". rs. bjos
ps: tira o 'TÉDIOOOOOO'!!!!

mari disse...

Jura gustavo?
Será que você poderia passar as reportagens que leu para mim?todos os lugares que eu li mostraram que o acordo foi assinado o ano passado, no governo lula.
Vou pesquisar de nuevo, mas me passe seus links se puder?obrigada!

Unknown disse...

oiiii amoree
amei seu texto, mas me lembro q quando estava na facu de letras minha prof de portugues ja falava nessa lei, poie eu lembro q tinha um aluno q sempre errava tudo nos acentos e dizia q soon isso nao seria mais problema...dito e feito!!!
bjs

Anônimo disse...

Realmente ja existia esse projeto, mas não havia ninguem "corajosa" sufucientemente para assinar isso...Maaaaaaaaaaaassssssss apareceu o Vosso excelentissimo Presidente, e fez esse favor para as pessoas menos abastadas culturalmente.
Kleber