30.1.08

eu, que ja era "uma negacao" para entender politica no brasil, estou pior ainda aqui...



acontece que aqui eh tudo diferente.

primeiro que ninguem eh obrigado a votar. quer votar, vota! nao quer? fica em casa!nao vai ser preso e nem obrigado a pagar multas... o que acho execelente! fazer coisas forcadas dificilmente resultam em boas decisoes...

as eleicoes aqui(PASMEM!) nao tem urnas eletronicas... por mais que aqui seja um pais de primeiro mundo, ainda votam em papelzinhos... que vergonha!

outra diferenca eh que aqui os eleitores parecem (eu digo PARECEM por que nao sei se eh verdade ja que nao entendo quase nada, ou nada, de politica) exercer mais poder na eleicao. isso porque, eles escolhem os candidatos a serem candidatos a presidente. entendeu?
assim... no brasil temos um candidato de cada partido "ja" escolhido e voce soh precisa eleger o presidente. aqui, os eleitores elegem um entre varios candidatos dos partidos para concorrer a candidatura da presidencia. no brasil isso tambem acontece, mas quem escolhe o candidato a candidato(!) a presidencia, sao os politicos do proprio partido. espero que tenham entendido...

muitos destes "candidatos a candidatos" desistem no meio das pre-eleicoes. de uma olhada: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u368405.shtml

por falar em partidos... aqui, diferente do brasil, soh existem dois partidos: democratas e republicanos. acho que assim eh mais facil para voce poder distinguir os ideais de cada um. lembrem- se que nao entendo de politica, mas acho que no brasil a "salada" de partidos pfl, pl, pv, pt, psdb, pmdb.... soh faz a gente ficar mais confuso.

outra coisa diferente(e qustionavel) eh o jeito que eles somam os votos. pelo que entendi eh mais ou menos assim: o candidadto que ganhar no colegio eleitoral do estado X, leva todos os votos do mesmo. TODOS!

por isso, o candidato pode chegar a casa branca sem ter o maior numero de votos, como aconteceu com a vitoria de george w. bush. questionavel ou nao?


...

Um comentário:

Anônimo disse...

Poxa...estou até emocionado...rs
Vc realmente está ficando esperta...e vi que fez a lição de casa...parabens mocinha...rs
continue com noticias assim..tá
e n deixe de postar besteiras e inutilidade publica...pois são muito engraçadas....rs
beijos

kleber