11.2.08

feliz ano novo! ... de novo?

para a maioria das pessoas, que seguem o calendario gregoriano( o nosso calendario), o ano novo eh comemorado no dia 1 de janeiro. ja os chineses, nao tem uma data certa para o ano novo. isso porque, eles seguem o calendario lunar. em 2007, o ano comecou dia 18 de fevereiro e 2008 comecou agora...dia 7 de fevereiro.

como sou brasileira e nao perco uma festinha, fui ver o que "rolava" na tal da parada chinesa em chinatown, dc.
no comeco tava tudo bonitinho... dragoes, biscoitos da sorte sendo arremessados, saxofone, batuques... aquela coisa.
mas ai ficou nisso. acabou. deu uma meia horinha e vimos tudo o que tinhamos que ver. fomos ate atras do povo da parada, para ver se tinha mais. e nao, era soh akilo!

aposto que se fosse no brasil teriamos vaaaarias barracas vendendo comida tipica e festa ate o anoitecer. mas aqui nos eua eh isso. dancinha, anda um pouquinho, tira foto, joga biscoitinho. acabouuuuuu!

(veio ate uma senhorinha perguntar que horas iria comecar a parada e ja tinha acabado... tadinha! ela ainda falou:" mas me disseram que a parada seria das 2 as 5 pm...")

mas tambem, o que esperar de um pais que a balada acaba as 2?



*curiosidades*

cada ano eh "regido" por um dos animais do horoscopo chines. este, eh o ano do rato.
ao inves de usar branco( como manda nossa tradicao), a cor que tras a sorte para os chineses eh o vermelho.

3 comentários:

Anônimo disse...

E ai cabeção...blz?
ERRATA....RS
O calendario chinês é "Lunissolar" e não lunar, que é diferente, pois o ano deles possui 354 dias, e para não sair de sincrionia, eles acrescentam 90 dias a cada 8 anos...para não perder o ciclo solar, por conta disso eles n tem data certa para comemorar o ano novo...entendeu?

beijos

kleber

mari disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
mari disse...

kleber. todas as pesquisas constataram o mesmo resultado: lunar! o solar eh o nosso horoscopo, o ocidental. veja: O Horóscopo Chinês é muito respeitado pelos Ocidentais. Ele é comandado pelos anos lunares, e não pelo Sol, como no nosso Horóscopo. Sua origem vem de uma lenda: Buda convocou todos os animais para uma reunião, mas apenas 12 atenderam ao seu chamado. Como prêmio, Buda ofereceu a cada um deles um ano, dando- lhes o poder para influenciar a vida das pessoas e os acontecimentos do dia-a-dia.