1.5.08

e o poder, sempre nas maos erradas.


se voce nao eh de marte, com certeza ja ouviu falar em bipolaridade. afinal, esta na moda: ah, tal pessoa eh bipolar, extremista.
este termo que tem sido tao usado[prejudicialmente] para definir pessoas que muitas vezes nem sofrem da "tal" doenca, tambem pode ser usado- prejudicialmente- em outros assuntos.


a moda por exemplo. eu amo a moda, mas me impressiono como ela tem estes dois lados extremamente acentuados.

faz tempo que penso nisso. afinal, a moda eh um fenomeno socio-cultural que expressa valores, classe social etc e tal. o negocio eh: a mesma moda que inclui, exclui.

sabe aquelas coisas que muitos ativistas nos lembram sempre? que algumas marcas famosas ainda utilizam a escravidao como metodo de trabalho? que existem criancas pequenas trabalhando para ganhar centavos por hora? que comprar bolsas/ tenis/ perfumes falsificados "alimentam" e pioram o trafico?

entao... a gente ouve tudo isso e continua comprando tais marcas. talvez porque entramos no "mundo maravilhoso" das compras, onde tudo esta perfeitamente colocado para voce se sentir bem e comprar. quem, neste mundo, pensara o que acontece na linha de producao? ninguem. nem eu, nem voce! N-I-N-G-U-E-M.

por outro lado, tem marcas que produzem camisetas, acessorios e outras coisas para arrecadar fundos para diversas causas. a moda tem este poder nas maos e muitas vezes nao utiliza.

como eh o caso da louis vuitton.

pessoas pagam milhoes para ter aquela bolsinha basica, mas que tem o logo, que faz toda a diferenca. esta mesma lv que alegra estas pessoas que-agora- sentem- se incluidas em um meio, pode destruir o sonho de outras.

o negocio eh o seguinte: a grife louis vuitton está processando a artista plástica dinamarquesa, nadia plesner, pela campanha produzida para arrecadar fundos para o Divest for Darfur[contra o genocídio na região sudanesa].

e voce me pergunta: por que uma grife tao famosa quer processar uma ong?

acontece que a ong produziu camisetas com um menininho segurando uma bolsa que lembra um modelo da louis vuitton. e os "bambambans" de la, acham que isso pode denegrir a imagem da marca.

A CAMPANHA- o menino, esta pelado. seu cachorro, vestido. o objetivo da ong era discutir o foco da midia. o quanto a midia direciona a populacao as coisas futeis e "esquece" de assuntos tao mais importantes.

eu, que estou longe de ser ativista, me decepcionei com a marca. sabe aquela velha frase de mae: "se nao puder ajudar, nao atrapalhe"... acho que casa direitinho com a situacao.

ja que vao gastar milhoes para processar a ong, porque nao usam este dinheiro para ajudar?

Um comentário:

Anônimo disse...

Não sou uma pessoa q entende mto de grifes e marcas. Mas vc, minha amiga "estilo", sempre soube.
Se ela processar e usar o dinheiro para ajuadar uma ong dp. blz.
Bjos,