15.9.08

minha voz continua a mesma, mas os meus cabelos...


o meu cabelo eh o reflexo da minha felicidade(ou a minha felicidade eh reflexo do meu cabelo?). enfim, claro que nao eh assim LITERALMENTE falando... que nao eh somente o cabelo que me deixa feliz. porem, ele eh uma boa alavanca para o meu BOM ou MAU humor

meu cabelo tem incontaveis historias. muitas com finais felizes e tantas outras que nao.


eu comecei a tingi-lo quando eu tinha 11 anos e a cor escolhida foi loiro. nao me pergunte o por que, mas era a cor que eu achava o sucesso do momento. engano meu. cafonerrimo. ficou pessimo! na verdade, nem sei o que achei na epoca, mas hoje, olhando as fotos, vejo que fiz uma besteira GRANDE ao tingi- lo.

depois disso, nao parei mais... laranja, castanho claro, escuro, mel, preto, preto azulado, vermelho...

o engracado eh que cada cabelo me faz lembrar certas pessoas, certos lugares, epocas e ate musicas que eu ouvia. cada cabelo se enquadrou direitinho por cada fase que passei.

o cabelo vermelho fez parte da "maior" fase da minha vida. foi uma fase otima e por isso eu nem queria mais mudar a cor.
naquela epoca, eu modifiquei um pouco- com pontas ou "luzes" pretas- mas com a "base" sempre vermelha. assim, a minha fase ruiva durou um pouco mais de 4 anos.

o problema eh que tenho uma coisa com final de era, de momento... e, antes de vir para ca, pensei que era o MOMENTO de mudar.

e eu lembro da minha mae falando: "mariana, tinja este cabelo de uma cor NORMAL, pois voce cuidara de criancas e a familia pode achar que voce eh louca e blablabla."

dai que tingi de loiro e vim. ate que estava gostando do meu cabelo... ate que tive a brilhante ideia de tingi-lo de MAIS loiro. e MAIS loiro e MAIS...
e ai, eh viciante! toda semana eu passava um loiro diferente. mais e MAIS CLARO.

quando vi, cheguei na cor que eu queria: quase BRANCO. porem, ninguem gostava e sempre me falavam: "mas voce eh muito branca, ta palida demais deste jeito!" ou ate: "voce nem parece brasileira: este cabelo, esta pele...".

entao, com o meu aniversario chegando( que para mim, eh o inicio de "outra era"), resolvi mudar!
gastei a maior grana no salao com a esperanca de sair uma nova pessoa para esta "nova era". ledo engano!
nao saiu nem um pouco como eu queria... alias, saiu a pior coisa que eu ja vi na minha vida. resultado: fiquei em depre por um bom tempo.

parece bobeira para voce que esta de fora... e ate eu penso as vezes: "como um cabelo pode afetar tanto o meu humor?" nao sei! soh sei que sai do salao com aquela cor de coco na cabeca, o cabelo mais seco do que nunca e sem jeito de consertar, ja que estava bem curto.

depois daquele dia, pensei: "nao vou mais gastar dinheiro nestes saloes. eles cobram uma fortuna e ainda fica deste jeito?" e comecei a dar um jeito na cabeleira by myself. corte, escova, tintura e banho de cremes.

ate que ficava legal... eu tingia de varias cores legais. pena que, devido a piscina(que eu tinha que ir todos os dias), meu cabelo ficava verde em dois dias.

ai ja viu... depressao de novo. serio!

quem tem vontade de se arrumar com um cabelo palha e verde? e pior: o casamento da minha irma estava por vir...

tingi, tingi e tingi de castanho e ele ate que estava ficando melhorzinho... assim "ele" foi aocasorio: um castanhinho BASICO.

acontece que depois do casorio, o basico virou boring... comecei a achar aquele cabelo bem sem graca. com aquele vestido e maquiagem, qualquer cabelo seria luxo. mas, no dia a dia, eu nao era mais EU.

minha mae mesma falou que estava sem cor, sem corte e sem vida. e, todos sabem que para a mae falar "mal" da filha, eh porque a situacao esta critica.

resolvi entao, voltar aos saloes e fazer alguns cortes bacanas. ainda acho que nao sao bacanas como no brasil... mas enfim, fui melhorando gradativamente.

dai que um dia fui a farmacia escolher uma tinta para fazer luzes em uma amiga(aqui virei cabelereira das au pairs.haha) e fiquei olhando a caixinha dos cabelos vermelhos... aquele mesmos cabelos que tive por 4 anos... que todo mundo falava que caia bem e tal... nao resisti!

peguei e passei no mesmo dia! adorei, mas CLARO que tive varias opinioes contrarias e sei que este eh o preco para quem muda demais.
as pessoas te conhecem de diversas maneiras e tem uma preferencia. o que eh normal e nao altera meu humor, nem um pouco alias.

soh tenho achado engracado as criancas por aqui. cada dia eh uma frase que me faz rir ou pensar. ai vao algumas delas:

a reacao de um menininho saindo de seu discreto onibus escolar amarelo: "-my gosh! you change your hair a lot!"

a reacao de uma amiguinha da "minha menina": "-mariana, what did you do in your hair? is this real? can i touch? i prefer the other color..."

e ate a reacao do meu pequeno, de 5 anos(esta foi a melhor!):

N:-mariana, i really want you to change your hair to the first color!
M:-which color?
N:-the color you had when you came to my house... in the first day!
M:-why do you want that color?
N:-'cause i dont know who you are anymore!

(!)

como eu me divirto ouvindo estas coisas das criancas... eles SEMPRE falam o que pensam, o que passa pela cabeca...

que bom seria se os adultos tambem fossem assim, falassem... mas que tivessem a mesma mente pura.

[e comeca a era do red hair de novo]

.:soh nao sei ate quando dura

3 comentários:

Anônimo disse...

Esse seu cabelo realmente rendeu uma saga...hein?
Meu Deus..que historia linda...rs, espero que ele n morra no final...rs.

Se cuida..beijos

Kleber

Anônimo disse...

Putz, você me fez lembra da época que EU tingia o cabelo, uhahuauhahuhau.
Depois do azul eu pintei de preto e parei... Só ai que descobri que a cor natural do meu cabelo agora era "cinza".
Se eu deixar o cabelo determinar meu humor eu sempre vou me achar um velho desleixado, pois meu cabelo está cada vez mais branco e o pente passa longe dele, só a mão....
Ooops... Acabo de pensar... será que eu sou mesmo um velho desleixado?
uhuahuhauhauha

Anônimo disse...

Amore, q história. MAs o MELHOR foi as frases das crianças.
A única fase que não acompanhe, so seu "hair", foi nos EUA. Mas eu sou a prova de q tdo começou as 11 anos, qdo o Mamonas Assassina morreu.
beijooos.
Amoooooooo-te
* Eu gosto de vc, extamente como vc é!*
=)