16.12.08

liberdade X limite


como todos ja sabem sou superafavor da liberdade de expressao.

na minha opiniao, os jornalistas tem a OBRIGACAO de mostrar a realidade, DEVEM comprovar os fatos e PODEM, se tiverem fundamentos, expor suas opinioes.

isso 'seria' a liberdade de expressao... que no brasil, soh existe na teoria. lembra a historia do lula X jornalista americano, neh?

'engracado' que noticias como aquela que saiu ny times sao muito menos manipulaveis do que um episodio da MALHACAO, uma novela das 8 ou ate um 'quadro' do FANTASTICO.

porem, como aprendemos na faculdade que devemos seguir os valores eticos, morais e blblabla(ou somos processados), temos as opcoes de deixarmos as noticias subentendidas, puxar a sardinha para o 'poder maior' ou simplesmente nao falar... basicamente isso.

apesar dos pesares, acho que tudo tem limite.

o jornalista iraquiano muntadhar al-zaidi talvez nao conhecia esta palavra: L-I-M-I-T-E e se deixou levar pelas emocoes.

al-zaidi participou da coletiva de bush em bagda e, com um ato que durou segundos, conseguiu ultrapassar limites morais, eticos, politicos, pessoais, civis...

o jornalista simplesmente jogou um sapato no presidente. um S-A-P-A-T-O! nao contente, ainda complementou: "Esse é o seu beijo de despedida do povo iraquiano, seu cachorro".

o sapato nao acertou george w. bush. porem, o jornalista foi 'acertado' com a coronha de um rifle na cabeca, 'quebrou' as costelas e ainda pode ser julgado por tentativa de homicídio. seria para tanto? fico confusa.

tudo bem que foi um ato 'sem nocao', mas sera que a policia iraquiana tambem nao conhece a palavra limite?

para ser sincera, esta noticia me deixa BEM dividida. por um lado, a falta de limite do jornalista que joga o sapato no presidente e por outro lado uma policia(um pais?) que trata pessoas como lixos.

mesmo achando a atitude do jornalista ridicula, pendo para o lado dele. ate porque, se seguissem a politica olho por olho e dente por dente, ele levaria apenas uma sapatada... ou nao?


olhe e tire suas proprias conclusoes aqui.

Nenhum comentário: