28.4.08

onde vivo?

ta que passou um terremoto aqui em virginia e eu nem sabia!
200 pessoas feridas e eu aqui alienada.

[uoh]

dai que depois de seculos postando sobre cada detalhe dos 15 dias da minha vida londrina, estou de volta.

alias, a volta para os eua foi um pouco frustrante e para piorar, coincidiu com minha tpm, meu inferno astral e uma "pessima" mudanca no cabelo. ai segura: frustracao de nao morar em londres+ tpm+ inferno astral+cabelo uoh= depre.

isso explica todo o meu sumico e a falta das novidades da vida daqui, comentarios, bafons e afins.

mas agora estou de volta. renovada, um pouco mais animada, cheia de duvidas e com o cabelo[AINDA] muito ruim.

vamos ver no que da tudo isso.

comer, comer




eu achava que os eua fosse o pior lugar para comer, mas me enganei feio.

pelo menos aqui nos eua tem muitos restaurantes mexicanos gostosos(e baratos!)por todo canto(e esta eh a minha salvacao sempre).

agora la, eh um problema.





a comecar pelo cafe da manha "super" saudavel(mais do que aqui, eu diria). linguica, ovo, leite, cha, pao, batata e ate feijao podem fazer parte do seu desjejum. claro que eu nem tive coragem de provar, neh? mas achei uma fotinho na internet para ilustrar.

na hora do almoco eu sempre estava "na rua". entao, o jeito era comer por la mesmo. ai voce ja viu: mc donalds, burger king, pizza hut, kfc...
ate que este dia da pizza hut foi "saudavel"(porque era self service de pizza, saladas e massas). mas, a maioria das vezes o meu almoco consistia em fast food banhado a fritura e diet coke.

a tarde voce pode optar pelo chazinho das 5. o cha de la eh um tanto quanto diferente e servido com leite(!). nao eh de todo o mal, mas bem que prefiro um white chocolate mocha do starbucks ou ate um cafezinho puro(do brasil!).

e por falar em cafe... nao eh soh de starbucks que eh "feito" londres. voce pode encontrar(facilmente)outras opcoes de cafeteria, como o nero e o costa. sao bem gostosinhos tambem.

agora, se voce tiver a oportunidade de comer em casa, no trabalho ou na escola, nao perca tempo e nem dinheiro: va ao stanbury e compre sua refeicao(no potinho) pronta para comer. se tiver um microondas, tera a opcao de comprar comidinhas congeladas. la tem para todos os gostos: saladas, frutas, massas, frituras e muitas coisas indianas(por que la tem MUITO indiano). e o melhor? baratisssimo.

para fazer comprinhas e cozinhar em casa, tera a opcao de comprar nas lojinhas dos indianos(espalhados em TODOS os lugares possiveis e imaginarios)ou no lydon. porem, neste voce tem que pagar pela sacolinha que levara as compras a sua casa. pode? soh em londres mesmo...

geralmente a noite eu nao jantava. passavamos em uma das "vendinhas" dos indianos e compravamos 6 cervejas por 5 ponds para o "aquecimento". afinal, cada cerveja custava 4 ponds na balada e nao tinha os "troxas" para pagar(como nos eua).

na volta das baladas, batia a fome adivinha? mc donalds! olha quantos pezinhos esperando pelo "seu numero".

era pegar a sacolinha com lanche/batata/refri e ir comer na sargeta(bem no estilo homeless). agora se estivesse cansada de mc, o jeito era pegar um kebab no indiano. nao sabe o que eh isso? ahhh, eu deveria ter tirado foto! eh tipo o churrasco grego do brasil, sabe? meio nojento de se ver e tal... mas depois de umas bebidinhas ate eu provei(!).

falando em bebida, tome cuidado ao beber! mesmo que ficar "soh" na cervejinha, fique de olho. a cerveja de la eh maior e bem mais forte. sobe rapidinho, e eu que o diga. por este e outros motivos(como nao ter suco nos "mcs da vida"), reaprendi a beber coca.

como podem ver, londres foi um "otimo" lugar para eu engordar, alterar o indice do colesterol, encher a pele de espinha e o corpo de celulites... mas tambem um lugar que me proporcionou momentos, encontros e pessoas inesqueciveis.

de tudo um pouco

ja falei da arquitetura, dos portoes, dos detalhes nos metros, nas ruas? algumas fotos dispensam qualquer comentario. tenho tantas...











os policias de la sao bem engracados... well, na verdade de engracados eles nao tem NADA. o engracado neles eh o uniforme, mas quero ver alguem faze-los sorrir. nem o espelho sera capaz desta facanha. certeza.





muita gente me falou: "mari, voce falou sobre a arquitetura, baladas, comida, pessoas... mas e o seu curso?"
para quem nao sabe, eu fui para la fazer um curso de jornalismo de moda. este foi o meu primeiro proposito da viagem. valeu cada centavo e cada noite mal dormida para fazer a licao de casa.
fiz o curso na central st martins college of art.

esta(para quem tambem nao sabe!) eh uma das mais importantes universidades de arte e design do mundo.
e nao sou soh eu que falo isso. de uma olhada neste link e comprove: http://chic.ig.com.br/materias/478501-479000/478893/478893_1.html
viu soh? sou PHYNNAH baby!

27.4.08

watch out!


londres eh tudo ao contrario.

os motoristas, as pistas, as faixas e ate na escada do metro voce tem que andar "no sentido contrario".

talvez nao faca muito sentido para voce que esta lendo, mas eu QUASE fui atropelada VARIAS vezes. isso porque eu olhava para um lado da rua e estava livre. porem, o carro estaria vindo do outro lado(!).

dica: se for para londres, olhe para os dois lados antes de atravessar!

pubs


o que eh um pub? ah, nada mais eh do que um "boteco" ingles. geralmente eles sao abertos ao meio dia e fechados as 11pm ou meia-noite.

eh la que eles enchem a cara desde cedo ate antes de ir para os clubs. em qualquer hora da tarde ou da noite, voce encontrara um povinho "manguacando" em um dos milhoes de pubs que la existem.

a diferenca dos pubs ingleses e botecos brasileiros? well, la em londres a cerveja eh quente, a boxexa se torna rosada e nao tem rabo de galo e os famosos ovos coloridos dos botecos.

eh bom, mas bem que me deu uma saudadezinha de pagar uma "bagatela" por uma garrafa de cerveja estupidamente gelada. sera uma das primeiras coisas a fazer no brasil.';)

astoria


esta eh uma baladenha gay um tanto quanto interessante. isso porque, fica em um antigo teatro - the astoria - no soho.
a musica nao era das melhores(pelo menos para mim). tocou uns eletronicos antigos... aquilo que era dance music nos anos 90, sabe? acho meio uoh, mas dancei com todo aquele povo animado.
vale a pena ir para prestar atencao no espaco gigantesco e nas pessoas. no geral, homossexuais simpaticos e felizes dancando para la e para ca, sem parar. porem, alguns loucos espalhados pelo "salao".
uns fortoes com roupinhas pekeninas que rebolavam mais que a carla perez, uma(ou um?)toda(o)de rosa, que parecia a barbie e ate gay muito louco que parou do meu lado e me deu um beijo na orelha(!). posso com isso? como sempre atraindo os loucos... ate em londres!

walkabout- temple

o walkabout eh um pub australiano bem parecido com o oneills no quesito banda/musica. porem, no quesito pessoas, um pouco diferente.
la a maioria das pessoas tem a beleza australiana. altos, fortes, com aparencia saudavel e toda aquela coisa.
para o meu gosto,nao foi o melhor lugar no quesito beleza(ja que gosto de nerd e magrelo com skinny jeans). porem, deu para animar muito no quesito musica.
a banda era boa e a cerveja australiana era OK. acho que a melhor cerveja eh a nossa, viu? bom, pelo menos eh a mais gelada.

22.4.08

oneills

o oneills eh um pub/club irlandes que tem em quase todo canto do mundo.

este foi o meu lugar preferido, ja que alem de ter bandas "cover" de rock alternativo aos finais de semana, tem pessoas realmente interessantes( para o meu gosto, eu diria).
todos os dias/noites eu queria ir para la e o pessoal ja nao aguentava mais, mas iamos.
e olha: todos os dias que estive no oneills foram maravilhosos! do st patricks( com a maior agitacao) ate qualquer dia no meio da semana( em que "fizemos" a agitacao).

agora nao sei se o lugar era maravilhoso ou se nos o faziamos assim, soh sei que me diverti.

night


alem de ser um lugar cheio de pontos turisticos, museus e lojas, londres eh um otimo lugar para sair.
os ingleses "garantem" festa dia e noite, a semana inteira. quer mais? tem para todos os gostos!
baladas gays, heteros, com musica eletronica, rock, chilli out, pubs...
alerta: se voce eh homem, nao esqueca de ir acompanhado porque muitas vezes eles nao deixam homens entrar sozinhos. isso eh uma coisa ruim: muitas vezes eles escolhem quem entra ou nao na balada.
a maioria dos pubs abrem as 12PM e fecham as 11PM. os clubs geralmente fecham as 3AM. entao, saia cedo de casa!
depois da balada, o point eh o mc donalds(o que me garantiu vaaaaaaaaaaaaarios kilos a mais no fim da viagem). eh assim: voce pega o seu lanchinho e senta na sargeta. sao tantas pessoas sentadas nas calcadas e nas ruas que voce pensa que sao 4 da tarde quando ainda sao 4 da manha!
no onibus de volta, a mesma agitacao. muita gente louca junta. eh legal voce nao ficar muito bebado para poder reparar na loucura dos outros.
este lugar nao para mesmo e talvez seja por isso que o amo tanto.

national portrait gallery

esta galeria de arte foi inaugurada em 1856 e abriga fotografias, caricaturas, pinturas e esculturas que retratam pessoas famosas.
nao sei porque, mas gostei muito deste museu. apesar de ser muito parecido com o national gallery, ele prendeu a minha atencao por conta dos detalhes contidos nos "retratos". as pinturas pareciam fotografias de tao perfeitas.
meu preferido? a rainha retratada pelo "mestre" andy warhol .
e mais uma vez: o museu eh gratuito, mas parte dele eh voltada para exposicoes especiais (e pagas!). quando eu fui, estava acontecendo a exposicao da revista vanity fair.

national gallery


o national gallery fica ali no coraco de londres, na trafalgar square. ele foi fundado em 1824 e tem pinturas desde o seculo 13 ate meados de 1900.
la voce encontra quadros famoserrimos de artistas aclamados como rembrandt, monet, françois-hubert drouais, leonardo da vinci, picasso, vincent van gogh, renoir...m as sao muuuuito quadros. e, talvez por isso eu tenha ficado "bored". porque alem de ter muiiiiiiiiiiiiiitos, eu nao sou apreciadora deste tipo de arte( eu sei que eh muito bem feito, principalmente pelo fato de terem sido feitos a "mil" anos atras), mas nao deu. o museu eh enorme e eu fui perdendo a paciencia...
na parte debaixo do museu, tinham algumas pessoas ouvindo musica classica e apreciando um bom vinho. tai mais um motivo para nao gostar... muito xike pro meu gosto(!).
ah, e assim como todos os outros museus, a entrada eh gratuita, mas existem exposicoes especiais que sao pagas.

ps. foto proibiderrima do bola dentro do museu.

17.4.08

v&a museum


o victoria & albert museum foi fundado em 1852 e eh considerado o maior museu de arte e design. nele, sao encontrados 5000 anos de arte da europa, america, africa e asia.

alem de ceramica, vidro, mobiliario, prata, ouro escultura, gravura... tem uma colecao de têxteis que reune pecas de estilistas que "pararam tudo" desde 1960.

claro que esta foi a parte que eu mais gostei por la, neh? alem de ver alguns vestidos magnificos de perto, pude observar belas fotos expostas em toda a extensao da area de moda.

de novo: a entrada eh gratuita. porem sempre tem algum "especial" que eh pago.





tate modern


este foi, SEM SOMBRA DE DUVIDAS, o meu museu preferido.

o tate modern eh um museu de arte contemporanea que foi inaugurado em 2000(novissimo!) e abrange quadros, esculturas, videos e instalacoes de artistas da "nova era".

inexplicavel a sensaco de ver miro, warhol, kandinsky e outros artistas de perto. eh uma pena( mais uma vez!) que nao pode tirar foto.

a entrada do museu eh gratuita. porem, assim como quase todos os outros, tem "atracoes especias" que sao pagas.

nao deixe de ir. a ponte para chegar ate o tate eh M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A e voce tem uma sensacao diferente de arte... ate coco(com circunflexo no O!) vira arte la dentro.




museum of london


nele mostra a historia/ documentos/ fotos de londres desde a pre historia ate agora. o museu foi inaugurado em 1976 e parece ser bem novo( ainda mais se voce comparar com as datas de inauguracao dos outros).

para ser sincera, achei bem "sem sal". la eh mostrado desde o "fogo" de 5 dias que acabou com londres em 1666 ate o atentado na linha king's cross st. pancras que resultou em 52 mortes em 2005. achei muita tragedia para um lugar soh. entao, se nao for sua praia, fuja deste.



british museum


o british foi fundado em 1753 e eh muito interessante porque mostra a arte/cultura grega, egipcia, oriental, indiana, asteca, persa...

nem precisa dizer que a parte que mais gostei foi o egito, neh? ver as mumias de perto eh emocionante e apavorante. porque se voce pensar nada mais eh que pessoas mortinhas da silva! eu vi de perto a mumia da cleopatra e tantas outras de pessoas desconhecidas que estao la a muuuuuuuuuuuuitos anos "encapada". e os animais? esta parte me deu muita doh . varias mumificacoes de gato( ja que sao animais sagrados no egito).

a parte das americas estava fechada, entao nao sei se havia algo do brasil...

a entrada para este museu eh gratuita, mas va com tempo por que ele eh ENORME(com todas as letras e com CAPS). separe, no minimo, 3 horas de seu dia para conhecer cada pedacinho do mundo no british museum. eh lindo, lindo. e imperdivel eu diria.