23.1.09

it could last forever

"It's never too late or, in my case, too early to be whoever you want to be. There's no time limit, stop whenever you want. You can change or stay the same, there are no rules to this thing. We can make the best or the worst of it. I hope you make the best of it. And I hope you see things that startle you. I hope you feel things you never felt before. I hope you meet people with a different point of view. I hope you live a life you're proud of. If you find that you're not, I hope you have the strength to start all over again."



O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON- adaptacao do conto homonimo escrito por f. scott fitzgerald. este conto foi inspirado em uma citacao de mark twain que dizia: "a vida seria infinitamente mais feliz se pudessemos nascer aos 80 anos e gradualmente chegar aos 18". porem, o filme mostra que nao seria tao facil assim.

assim como o conto, o filme apresenta algumas diferencas com relacao a sua 'fonte' de inspiracao.

no conto, benjamin nasce como um velho, com uma barba enorme. porem no filme, para passar maior veracidade, ele nasce um bebe com 'tracos' envelhecidos. um bebe estranho, mas um bebe.

o filme mostra a historia de um homem que nasce com uma anomalia que o faz rejuvenescer fisicamente enquanto se torna mais velho psicologicamente. em outras palvras: ao contrario de seu corpo, sua mente evolui com o passar dos anos.

apesar do filme seguir um clichezinho basico do narrador contar a historia atraves de seu diario, voce vera que a historia nao tem nada de normal. pelo contrario, eh ate bizarra.

quando nasceu, benjamin button foi abondonado por seu pai em frente a uma especie de asilo. assim, benjamin passou a vida inteira ao lado de pessoas 'fisicamente' parecidas com ele. porem, suas vontades internas eram outras. ele tinha a alma de uma crianca. queria brincar, correr e estava la, preso a uma cadeira de rodas. mais do que isso: preso a um corpo que nao era o dele.

para piorar(ou melhorar?) benjamin conhece daisy, uma garota que ilumina seus olhos desde o primeiro momento. daisy era neta de uma das residentes do asilo em que ele morava. benjamin e daisy tinham aparencias totalmente diferentes, mas seus olhos falavam a mesma lingua.

devido a circustancias do tempo, benjamin e daisy seguem rumos diferentes em suas vidas mas nunca perdem o contato. o tempo passa e muita coisa muda. daisy envelhece e benjamin rejuvenesce. porem, uma coisa continua imutavel: o amor que um sentiu pelo outro desde o primeiro olhar.

e eh isso que deixa o filme mais emocionante.

eles se amam incondicionalmente, mas sabem que seria impossivel passar a vida inteira juntos ja que enquanto ela estara idosa, ele 'sera' um adolescente. portanto, a unica chance que eles tem para ficar juntos eh a epoca em que ambos aparentam ter a mesma idade.

o romance deles ja comeca sabendo que em breve tera um fim. claro que muitos(todos?) romances acabam. porem, esta previsao do termino eh o que torna o relacionamento dos dois[e o filme] mais intenso.

ela amadurece, vive, aprende, ganha rugas...
ele rejuvenesce, vive, desaprende, ganha musculos...

ela nao pode com o tempo. ele tambem nao.

e quem pode?

o filme mostra a impotencia, o exercicio e o reflexo do tempo em cada um de nos.

*********************

posso te falar que, diferente de todos os outros filmes dramaticos que ja assisti, este nao me fez chorar, e sim pensar.
tudo se encaixou perfeitamente: enredo, fotografia, luz, trilha sonora, maquiagem...
alias, que maquiagem era aquela? perfeita!
e o melhor? a impecabilidade da maquiagem nao foi capaz de 'apagar' a atuacao de brad pitt. ele foi tao expressivo/ emotivo, que conseguiu nos levar para dentro da historia em questao de minutos.

meio litro de coca cola, adicionado a quase tres horas de filme nao foram capazes de me tirar da cadeirinha do cinema. nem por um segundo. cada frase de benjamin que ecoava em meus ouvidos, me fazia ver tudo de uma maneira diferente.

OTEMO.

*********************

passagens...

Daisy - Age 7: Are you sick?
Benjamin Button: They said I was gonna die soon but, maybe not.
Daisy - Age 7: You're odd.

Benjamin Button: Your life is defined by its opportunities... even the ones you miss.

Benjamin Button: I wanna remember us just as we are now.

Benjamin Button: It's funny how sometimes the people we remember the least make the greatest impression on us.

Daisy: Goodnight Benjamin.
Benjamin Button: Goodnight Daisy.




Benjamin Button: You never know what's coming for you.

2 comentários:

Anônimo disse...

espero assisti-lo! bjos e boa semana
Ca

Anônimo disse...

Nem li...pois quero ver o filme...apesar de achar meio cliche.
ta valendo
Alias...veja isso: http://www.youtube.com/watch?v=S1ZZreXEqSY
beijos
kleber