16.3.09

brasil... alegria, alegria?

aerolula( com lula e sua 'trupe') acaba de deixar os eua.

uma simpatia, nao?

o presidente do brasil luis inacio lula da silva[este nomito mimata!tipo... maria da graca xuxa meneguel! mas enfim...] veio se encontrar pela primeira vez com o pesidente dos eua, barack obama.

lula pretendia abordar temas como os bancos americanos, o etanol e a possivel conciliacao com a america latina( pedido de seu "companheiro" hugo chavez, presidente da venezuela).

porem, por tras de tudo isso, estava uma historia muito mais triste E polemica: o caso do menino sean.

o que era uma "briga" entre um casal, pode virar uma guerra entre nacoes, sem exageros.


PARA QUEM NAO SABE:


sean eh um garoto americano de 8 anos, fruto do casamento de david goldman(americano) e bruna bianchi carneiro ribeiro(brasileira). o casal se conheceu na italia em 1997, casaram-se em 1999 e viveram em new jersey, onde sean nasceu e foi criado ate o ano de 2004. neste ano, a brasileira embarcou com o filho para o brasil com o 'objetivo inicial' de turismo e nunca mais voltou. o pai do garoto tentava ve-lo de todas as formas, sem sucesso. o caso complicou em agosto do ano passado, quando bruna( ja casada com outro homem), sofreu complicacoes durante o parto de sua filha do segundo casamento, e morreu.

assista este video para entender melhor:

o americano que ja estava lutando contra bruna pela guarda de seu filho ha quatro anos, agora tinha que lutar contra o marido dela. ou seja, um pai lutando com um 'padrasto' pela guarda de seu PROPRIO filho.

a "disputa" parece ridicula, mas nao quando este padrasto se trata de uma pessoa renomada no brasil. joao paulo lins e silva, o padrasto de sean, eh de uma familia conhecidissima no 'mundo juridico'. com isso, voce ja pode imaginar para que lado ficou a justica brasileira.

porem david, o pai do menino, nao desiste e afirma que o poder judiciario do brasil tratou o caso como uma guarda simples e ignorou a convencao de haia, que eh um acordo que trata do sequestro internacional, entre outras coisas.

como todos ja sabem, a justica brasileira eh tardia( e muitas vezes falha!).
sendo assim, os eua resolveram "comprar" a briga e, desde entao, foi organizada uma campanha internacional para fazer com que sean volte para seu pai. clique aqui para saber mais.

* confira a resenha da imprensa brasileira, escrita pouco tempo apos a morte de bruna, em setembro de 2008 aqui.

agora o caso esta nas "maos" da justica federal, que cuida dos 'acordos internacionais'.

basta saber se o brasil gostaria de ter mais uma ma fama, a de desrespeito a tratados internacionais. caso isso aconteca, o brasil sofrera serias consequencias negativas.

e acredite: as pessoas ja tem falado muito mais do brasil por aqui... e mal.

os americanos e o governo dos eua estao bem sensibilizados com o caso. tanto que hillary clinton tem tratado do assunto pessoalmente, com o pai do garoto.

o que eh dificil entender eh o seguinte: como uma crianca pode ter um pai "adotivo", se o proprio pai nunca o abandonou?

que nao nos envergonhemos mais uma vez.

A TIRACOLO

o ex-ministro da cultura gilberto gil, veio de 'carona' com lulala.
para que, eu nao sei.
soh sei que eu tive a oportunidade de perguntar, ja que jantamos 'lado a lado' no restaurante brasileiro "grill from ipanema", em washington dc, neste domingo... mas e a coragem?


ele, muito simpatico. eu, muito tiete.


SIMPATIA A PARTE, QUE A JUSTICA SEJA FEITA!

5 comentários:

Anônimo disse...

É...ex ministro da cultura, ou melhor, ex ministro do folclore brasileiro...mas deve esta mamando nas tetas governamentais...uma pena, pois eu gostava dele.
Espero que eles tenham pago a conta com recursos próprio e não com cartões corporativos do governo, q alias seus gastos pessoais subiram 116% só neste ano.
kleber

Anônimo disse...

A respeito do Sean, um carnaval só, pois n temos q pensar em patriotismo ou achar q isso é uma partida de futebol Brasil vs USA...temos de ser racionais e saber a verdadeira verdade.
É óbvio...o filho tem q ficar com seu pai biologico, nada de vó ou padastro...ridiculo, nem precisava tanta polemica, devolva o garoto logo e pára com essa palhalada.

Anônimo disse...

Concordo com o Kleber, "devolvo o garoto e ACABE com essa palhaçada!!!" rs
Beijooos, amoo-te
Ps: nem sabia desse caso.
=)
Ah! TIEYEEEEEEEEEEEEEEEEEE! rs

Anônimo disse...

e oq vc falou com ele afinal?

mari disse...

bola... folclore brasieleiro foi OTEMO! menino... "vira e mexe" eu me pego pensando no folclore brasileiro...uma loucura!haaa.

mas quanto ao gil, pois eh! eu tambem gostava MUITO dele antes de ter entrado para a politica e talz... nunca eh bom misturar duas areas assim, tao adversas. mas pensando bem, se eh para ter um musico na politica, melhor ele do que o frank aguiar, nao?

sobre o 'caso sean', ainda estou "besta" com a atitude de certos brasileiros, que soh sabem ser patriotas na hora indevida. espero que a justica seja justa, assim como o nome diz.

agora sobre as viagens e gastos do governo... hum... isso seria assunto para muitos posts.