9.3.09

pequenos surtos, grandes negocios.

lembro ate hoje que quando eu era novinha, minha irma pediu para eu ir alugar um filme na locadora. minha mae ficou me esperando do lado de fora e eu sai FELIZ E CONTENTE com um filme do woody allen(que eu nem sabia quem era) em punho.
dai que cheguei em casa, minha irma colocou o video e depois de(NO MAXIMO) cinco minutos, estava declarado: a mari nao esta mais autorizada a alugar filmes.

claro que apesar de nao ter gostado do filme do woody allen, eu nao desisti e continuei alugando varios filmecos(e era gongada TODAS AS VEZES).

e digo: eu nao aprendo.

adoro pegar "random movies" para assistir. gosto do nome do filme, da capa do dvd ou ate de uma frase escrita la embaixo, em letras pequenininhas e ja ponho no carrinho. nem alugo mais, eu compro. e nem tem ninguem mais para me gongar. raaaaaaa!

bom, dai que comprei este filme:



eh velhissimo e eu NUNCA tinha ouvido falar. portanto, nao sei se foi bem ou mal falado pela critica e pelo povo "superentendido" do mundo do cinema.


soh sei que eu tava por ai comprando "coisas desnecessarias" e me interessei pela capa do dvd. juro que nem li a sinopse e ja coloquei no carrinho(aloka!).



adaptation(2002) eh um filme de spike jonze, que parece ser fa da metalinguagem: depois de nos colocar dentro da cabeca de john malkovich, em "quero ser john malkovich", nos coloca dentro da cabeca de charlie kaufman...

charlie eh um screenwriter que foi contratado para adaptar o livro de uma jornalista da revista "new yorker", sobre orquideas. o livro nao eh 'exatamente e somente' sobre orquideas e, por si soh, ja eh uma loucura.

agora imagine um argumentista negativo, angustiado e com a criatividade 'comprometida' tentar tirar algo de um livro louco e introspectivo?

como se nao bastasse, charlie esta passando por um mix de sentimentos e tem um irmao gemeo que se espelha nele para ser um bom screenwriter e acaba destacando-se mais do que o proprio, comprometendo ainda mais sua auto-estima.

nem precisa falar que tudo vai levando ele a loucura, neh?

de tao louco, acaba fazendo coisas inacreditaveis que mudam o percurso da vida dele e da adaptaco do filme que esta fazendo.

ai... acho que falei, falei e nao falei nada, neh?

bom, na minha visao, o filme eh um jogo de espelhos, cheio de figuras de linguagens e coisas surreais e por isso eu nao consigo explica-lo direito. juro que nao usei nada antes de assisti-lo... ele eh louco o bastante!

em todos os casos, perguntarei para a thalition, minha guru do cinema, o que ela achou.

***************************************

e para quem nao gosta destes surtinhos, pelo menos leia este dialogo(dos irmaos) que eh OTEMO e faz a loucura toda valer a pena.


Charlie Kaufman: There was this time in high school. I was watching you out the library window. You were talking to Sarah Marsh.
Donald Kaufman: Oh, God. I was so in love with her.
Charlie Kaufman: I know. And you were flirting with her. And she was being really sweet to you.
Donald Kaufman: I remember that.
Then, when you walked away, she started making fun of you with Kim Canetti. And it was like they were laughing at *me*. You didn't know at all. You seemed so happy.
Donald Kaufman: I knew. I heard them.
Charlie Kaufman: How come you looked so happy?
Donald Kaufman: I loved Sarah, Charles. It was mine, that love. I owned it. Even Sarah didn't have the right to take it away. I can love whoever I want.
Charlie Kaufman: But she thought you were pathetic.
Donald Kaufman: That was her business, not mine. You are what you love, not what loves you. That's what I decided a long time ago.


!

2 comentários:

Anônimo disse...

eu adoooooooro esse filme Mari! Certeza que já falei pra vc assistir ele alguma vez e vc nem lembra. Tudo que o Spike Jonze faz é legal (ele é diretor de vários clipes ótimos), se for dele pode comprar.
Mas afinal, vc gostou ou não?

mari disse...

juuuuraaaaaa???

AHAZOU entao thalitons... porque peguei ele "sem querer", viu?

ele NAO estava na sua listinha de filmes babe... se estivesse eu ja teria assitido porque geralmente confio no seu gosto( tirando dogville e elefante, PLEASEEE!).

e SIMMM, adoreiii o filme!

loucuuuura, loucuuura, loucuuura... o que tenho precisado para mesu dias parados.;)