19.3.09

a voz da igualdade

estava quase indo para cama quando decidi verificar os novos filmes na tv... ando com tanta coisa para fazer que infelizmente o cinema ja nao faz parte da minha vida ha algum tempo. mas enfim...

acabei de assitir milk, mais um filme polemico de gus van sant, que tem elephant- e last days- em seu 'curriculo'.

assim como "elefante", que conta os terriveis fatos ocorridos em columbine e "ultimos dias", que mostra os ultimos momentos vividos por kurt cobain, milk mostra o drama real vivido por harvey milk e eh representado por ninguem mais, ninguem menos do que sean penn.


harvey milk(1930-1978) foi o primeiro ativista gay a se eleger no servico publico americano. ele era apenas 'mais um' homossexual que havia acabado de "sair do armario" e mudado com o namorado scott de nova york para um bairro 'decadente' de sao francisco( mais especificadamente na rua castro) com o proposito de abrir uma loja de fotografia.

apos sofrer preconceitos da vizinhanca, milk reconhece que tem um certo 'poder' para resistir a ameacas e insultos. assim, ve uma possivel chance em representar pessoas que sofrem os mesmos precionceito do que ele.

milk, que havia passado longos anos questionando por que e para que vivia, encontrou seu objetivo de vida na politica. apesar da batalha nao ter sido facil, ele nao desistiu e em 1977, em sua terceira tentativa pelo cargo de supervisor(o que seria nosso vereador), ele venceu.

nao muito tempo depois o bairro do castro se tornou referencia de luta contra a discriminacao dos homossexuais. porem, nem isso foi suficiente para a 'dizimacao do preconceito'.

apesar da historia se tratar de um drama veridico, o diretor deu maior foco nas realizacoes de milk e no sentido que ele finalmente encontrou na vida, mesmo sentido que seu fim estava proximo.

***********

check here:

*o trailer aqui.

*a trajetoria factual de milk.


memorable quotes:

"without hope, life’s not worth living."

"all men are created equal. no matter how hard you try, you can never erase those words."

por ultimo e nao menos importante, gus van sant:

"Acho que Harvey e toda a sua história ajudaram minha eventual saída do armário, que foi quando eu estava na casa dos 30 anos"


***********

para os homofobicos de plantao: apesar do filme tratar de um marco da historia para homossexuais, ele mostra cenas muito mais alusivas do que brokeback mountain. alias, eu preciso comentar sobre este filme qualquer dia, um dos meus favoritos. anyways, assistam milk... nao "ferira" sua masculinidade.

e a pergunta que nao quer calar... sera que marco ribeiro, o dublador oficial de sean penn no brasil, achou que feriria a dele? ou mais do que isso... sua honra?

4 comentários:

nbalike disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
nbalike disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
mari disse...

para a thaliton:

queridenha... continuo nao gostando de elefante, viu? soh citei porque todo mundo gosta, mas enfim...

Gustavo disse...

Sobre o dublador, concordo com quase tudo que o Alexandre falou nesse texto: http://ultimo.ato.br/index.php/2009/02/milk-a-voz-da-discordia-ou-seria-a-voz-da-hipocrisia/