4.5.09

sai estacao e entra estacao

voce pode ter 3 meses, 3 anos, 30, 60, 90, e ela esta la.

voce pode morar no norte, sul, leste ou oeste, e ela esta la.

voce pode fazer parte de paises de primeiro ou terceiro mundo, e ela esta la.

esta para os ricos e esta para os pobres, em todo e qualquer lugar.

QUEM?

a MODA.

ja cansei de ouvir de MUITOS dos meus amigos( principalmente os mais machistas e/ou com ideias "socialistas")que a moda eh futil, uma besteira, e mais: uma forma de exclusao.

e, infelizmente, eles ATE tem uma pontinha de razao.

explicarei brevemente sobre a origem da moda, sem falar em filosofos e nomes de estilistas.

a palavra moda vem do latim e quer dizer costume(modus)

diferente do que muita gente pensa, ela nao surgiu "desde que o mundo eh mundo". no 'comeco' as pessoas apenas 'cobriam-se' e foi apenas a partir da idade media que ela surgiu, reafirmando a divisao de classes.

naquela epoca alguns tecidos e cores eram de uso restrito dos nobres. porem a burguesia, que encontrava-se 'no meio' da piramide de classes, imitava o estilo dos nobres, o que levava os costureiros a inovarem para que seus clientes nobres pudessem se sobressair mais uma vez dos outros cidadaos.

com a revolucao industrial esta "briga" pela individualidade ficou mais acirrada. isso porque, com a invencao das maquinas, tudo ficou mais 'paupavel'.
e assim veio a alta- costura, seus estilistas e suas tendencias para mais uma vez DIFERENCIAR as classes.

se voce pensar, muita coisa nao mudou.

***

desde que eu terminei o colegio eu tinha o sonho de fazer faculdade de moda e todo mundo, inclusive meus professores, me alertavam que era uma perda de tempo.

assim que entrei na anhembi eu adorei a grade curricular, me identifiquei logo de cara: aulas de historia, assessoria de imprensa, fotografia, marketing, costura, desenho...

porem, havia uma coisa que me desanimava TODOS OS DIAS.

aquela competicao pela individualidade, pela sobressaliencia. muitas meninas nao estavam la para aprender, e sim para competir com os nomes estampados em suas roupas.

e isso, infelizmente, fez eu me formar no segundo ano(quando ainda havia esta possiblidade naquela universidade), em producao de moda.

o que eu fui perceber, assim que sai de la, era que eu me interessava muito mais pela paravra ESTILO, do que pela propria MODA.

ate hoje, se eu entro em uma loja e um vendedor solta: "compra, esta SUPER NA MODA" ou ate "a fulana da tal novela esta usando..." quem quer saber? ah, eu sei que tem MUITA gente que vive de reflexos, mas com uma frase destas EU broxo na hora!

apesar de amar a moda e suas tendencias, eu acredito que como muitas outras coisas, nao pode ser levada "a ferro e fogo".

muitas pessoas ainda usam a moda para sentirem-se superiores, diferentes. porem, esta mesma moda que diferencia, iguala. eh um paradoxo.

voce pode ser a pessoa mais "ecletica" do mundo, mas nao eh POSSIVEL que voce se identifica com TODAS as tendencias, de TODAS as estacoes, de TODAS as capitais da moda. e mais: nao eh possivel que o seu corpo se encaixa PERFEITAMENTE em cada uma destas.

e eh por isso que, mais do que seguir uma moda, eh importante seguir o SEU proprio estilo.

o que eh estilo?

ele, diferente da moda, pode nao estar nas primeiras paginas das revistas, jornais ou sites. ele pode nao ser TAO facil de ser encontrado... porem, voce nem precisa de um dicionario em latim para defini-lo.

procure que ele esta dentro de VOCE.


(e me deixe, please!)

3 comentários:

Carol disse...

Pq te deixar?????/ rs
Vc é meio conceito de pessoa aldaz, q cria, q muda, q é autentica. sempre foi!
Beijos
Amo-te, amore
=)

mari disse...

por que me deixar?

hum... logo te explico amore.

mas saiba que nada que escrevo eh a toa...

amo-te e obrigada por tds os elogios:-)

tati disse...

te digo uma coisita..

I Love YOU.. as you are!