18.6.09

cai, cai diploma.

Nesta quarta-feira o Supremo Tribunal Federal(STF) deu uma notícia bombástica.

Com apenas um voto contra, foi decidido a NÃO obrigatoriedade do diploma em curso superior de Jornalismo para exerção da profissão.

E agora está o maior bafafá.

Eu nunca tinha visto TANTA mensagem no TWITTER, MSN e ORKUT com reclamações.

Tudo naquele nipe bemmmmm pragmático: "Gastei X reais a toa", "Perdi 4 anos da minha vida", "Para que estudar?", "Agora vou jogar este diploma no lixo!" e blablablá!

Quase todas as mensagens que vi perambulando pela tela do meu computador pertenciam aos meus amigos/colegas do curso de Jornalismo que fiz na Metodista.

Não estou aqui para gongar ninguém, mas é engraçado como que os MAIS PREOCUPADOS são aqueles que viviam no bar ou com a cabeça nas festas a fantasia e nos JUCAS da vida. A maioria deles tinham os pais para pagar a faculdade e não sabiam o valor e a dificuldade que é conciliar o trabalho e os estudos. A maioria estava lá apenas para jogar o canudo e pegar um papel para pôr na parede.

Mas e agora? O que farão se este papel não vale nada?

Me desculpem colegas jornalistas mas eu concordo com a "queda" do diploma.

É claro que o curso de Jornalismo ensina técnicas que você não aprende na "escola da vida". Porém a curiosidade, o gosto pela informação, pela língua, pelo conhecimento e a ética não exigem um conhecimento técnico específico. Isso vem com você, de fábrica. E de que é feito o Jornalismo mesmo?

É claro que esta abolição do diploma acarretará em uma competição BEM acirrada.

Aquela velha dúvida: Você prefere ler dicas sobre Economia vindas de um profissional da área ou de um Jornalista que pesquisou sobre o assunto? É triste, mas é a realidade.

Os jornalistas agora terão que ser MUITO mais antenados com tudo o que acontece no mundo ou deverão escolher uma área de interesse, se especializar e escrever sobre.

E isso não quer dizer que os 4 anos da faculdade foram perdidos. Além do conhecimento ganho, seu diploma AINDA pode contar pontos para uma vaga de trabalho.

Porém, a FALTA de diploma de seu concorrente à mesma vaga pode não comprometê-lo, entende? Tudo dependerá da competência. E é isso que está em falta.

Papel, temos de sobra.


MINHA HISTÓRIA



Assim que saí do Colégio Termomecanica fiquei com uma dúvida CRUEL. Eu sempre fui apaixonada por escrever, mas era apaixonada por moda. E aí, o que fazer primeiro?

Como eu estava BEM indecisa, resolvi fazer um curso de Desenho de Moda e outro de Corte/Costura por um ano. No mesmo ano comecei a trabalhar no Shopping porque sabia que logo as contas ficariam pesadas.

Gostei dos cursos que fiz no ramo da moda e resolvi entrar na Anhembi Morumbi.

Aquela época a Universidade oferecia um curso de Graduação de dois anos. E assim me formei em Produção de Moda. Porém, este curso logo foi abolido por conta da quantidade de gente que desistiu de estudar mais 2 anos e adquirir outro diploma, o de Estilista. Enfim...

Assim que terminei a Anhembi, entrei no curso de Jornalismo da Metodista. E, ao contrário de que todos falam, não tem NADA de MetoDISNEY. Quer dizer, até tem SE você quiser. Aliás a USP, UNIFESP, UNICAMP... Qualquer Universidade pode virar seu parque de diversões(leia-se bar)se você quiser .

Não quero me gabar de nada, mas eu levava a sério.

Primeiro porque era uma coisa que eu GOSTAVA e segundo porque os 900 reais saiam do MEU bolso.

Só eu sei o quanto era difícil fazer trabalhos com pessoas preguiçosas(e que não trabalhavam!) e ainda ter as preocupações do meu emprego, que não eram poucas. Mas eu ia levando, porque GOSTAVA.

E porque eu GOSTAVA que eu ia em quase todas as matérias que eu havia eliminado por conta de ter estudado na Anhembi.

Um dia o Paulo Ramos(um dos melhores professores que eu tive!)perguntou por que eu assistia a aula dele e saia na hora da prova. E quando eu falei que já tinha nota e já tinha "fechado" a matéria em questão, ele ficou bobo. Mas eu fazia porque eu GOSTAVA.

É claro que não gostamos de tudo...

Eu NUNCA gostei das aulas de Rádio e de Televisão. Ficar em frente as câmeras e/ou microfones me apavoravam MUITO. Mas eu tentava me esforçar... E no fim, gostava.

Mas daí que algo aconteceu no meu trabalho e resolvi sair de lá, trancar a faculdade e vir para os E.U.A.

Aqui fiz cursinhos básicos de inglês. Fui para Londres e fiz um curso de Jornalismo de Moda e há seis meses comecei outra faculdade. Desta vez, Fotografia.

Pois é... INFELIZMENTE eu amo três áreas SUPER difíceis. Três áreas que podem ou não ser interligadas. Três áreas que funcionam como hobbie e/ou trabalho para MUITA gente. Três áreas que depedendem do conhecimento de pessoas influentes. E mais:

Três áreas que não precisam de diploma para serem exercidas.

Mas o que vou fazer?

Começar um curso de Engenharia de Software? Administração? Economia?

Chorar as pitangas no MSN?

Prefiro escrever, colocar um quadro colorido na parede vazia e tudo passa.

Veja a matéria completa aqui.

2 comentários:

Mari disse...

Concordo e muito com vc Baby! ter ou não o diploma é irrelevante! O que é um papel a mais na nossa vida? Bjs

Carol disse...

Amore, não sei oq dizer sobre o diploma, mas acompanhei essa trajetória; sei que vc realmente é dedicada em tdo que faz... Mesmo que mtas vezes vc não é rconhecida por tanta dedicação =( . Bom com relação a facul são áreas que se completam, para formar um profissional cada vez mais abrangente e mais capacitado. Seja oq vc for, eu desejo que te traga felicidade e satisfação profissional. Então, amore faça desta "ferramenta" mais momentos que te trará felicidade.