23.12.10

As cinco pessoas que você encontra no céu




Faz um tempo que tive um professor que, apesar de “cricri”, era excelente! E, foi na aula dele que fui “obrigada” a ler este livro que hoje contarei para vocês.

“Five People You Meet in Heaven”(As cinco pessoas que você encontra no céu), escrito por Mitch Albom, foi um dos livros mais "significantes" que este meu professor indicou para leitura, a fim de fazermos sumários, provas e reflexões.

Faz tempo que eu o li mas ontem, quando encontrei o filme homonimo na locadora(indicado por um amigo), as minhas reflexões voltaram. Um livro/ filme tão simples mas tão complexo.

“Five People You Meet in Heaven” conta a história de Eddie, um senhor de 83 anos que viveu uma vida que ele considerava banal. ((Quantas pessoas não pensam isso das próprias vidas?))

Eddie passou a vida inteira trabalhando em um parque de diversões. Este era um emprego que ele nunca quis mas que guiou a maior parte de seu destino. Foi lá que ele conheceu o grande e ÚNICO amor de sua vida.

Nós, assim como Eddie, reclamamos de muitas coisas na vida. Um emprego, um lugar, uma pessoa. Muitas coisas que nos incomodam parecem ser obstáculos mas geralmente são essenciais para o nosso quebra-cabeça, são pontes para o nosso “pote de ouro”. Uma pena que demora para “cair a nossa ficha”.

O livro mal comeca e Eddie, o personagem principal, morre.
Mas isso não importa já que o livro mesmo diz: “All ending are beginnings”. Assim que Eddie morre vamos descobrindo, a partir de cinco pessoas que ele encontra no céu, o que ele era, o que ele deve aprender com cada uma destas pessoas e como estas pessoas estavam relacionadas na vida dele.

Cada uma destas pessoas mostra a Eddie uma fase da vida dele e tenta resolver suas antigas mágoas. Eddie percebe que fez parte, mesmo que sem saber, da vida de muita gente e que todas as vidas, de uma forma ou de outra, estão ligadas.

Eu poderia contar quem foram as cinco pessoas que ele encontrou no céu e quais as lições que eles passaram. Porem, acho que perderia a graça para quem quer ler o livro ou assistir ao filme.
Enquanto eu lia, eu ficava mais ansiosa para o próximo passo de aprendizado do Eddie.
A cada aprendizado, eu fazia anotações. Muitas coisas que li me fizeram lembrar pessoas e momentos que passaram na minha vida.
Eu sei que o livro não é uma historia veridica, eu sei que o céu não é um lugar que escolhemos “viver” e eu também sei que não terão cinco pessoas me esperando por lá(ou em qualquer outro lugar!) mas eu achei muito interessante o jeito que Albom conduziu uma história cheia de sentimentos envolvendo morte e a vida sem envolver nenhuma religião.

Eu sei que o autor não terá cinco pessoas esperando por ele no céu mas eu posso indicar, sem sombra de dúvidas, cinco pessoas para ver como é o céu dele em “Five People You Meet in Heaven” e tirar suas próprias conclusões. A minha foi ótima!


Conheca mais sobre Mitch Albom aqui.
Assista ao trile do filme aqui.


***


Algumas das “quotes” que mais gosto

Captain: People stop sacrificing for one another, they lose what keeps them human.

Blue Man: There are no random acts...We are all connected...You can no more separate one life from another than you can separate a breeze from the wind...

Marguerite: Lost love is still love, Eddie. It just takes a different form, that's all. You can't hold their hand... You can't tousle their hair... But when those senses weaken another one comes to life... Memory... Memory becomes your partner. You hold it... you dance with it... Life has to end, Eddie... Love doesn't.

Blue Man: Strangers are family you have yet to come to know.

Nenhum comentário: