22.8.11

Heeeeeeya! Howwwdy *

Muitas coisas têm acontecido em minha vida mas nunca dá tempo de “colocá-las no papel”. As vezes até literalmente...

Mas semana passada aconteceu algo tão diferente que não posso deixar passar batido.

Dei uma de aventureira e encarei quase DEZ horas dentro de um ônibus para visitar uma amiga em Knoxville, no Tennessee.

Tem coisas que 'a gente’(aka EU) só faz em nossa “vida americana” e este tipo de viagem é uma delas, sabe? Por exemplo... Quem acha que EU encararia horas e horas de viagem dentro de um ônibus no Brasil para ir ao Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro ou qualquer outro estado? Nuuuuuuunca.

O máximo que já fiz em um ônibus brasileiro foi uma viagem para a praia na qual vomitei o caminho inteiro (que durou um pouco mais de uma hora). Uma hora e quarenta minutos vomitando para ir a um lugar que eu nem gosto muito. Imagine o arrependimento?

Mas enfim.. Voltando ao Tennessee... E as coisas que ‘fazemos’ em nossa “vida americana”.

Esta amiga que eu fui visitar nunca foi minha melhor amiga no Brasil. Temos GRANDES amigos em comum e trabalhamos no mesmo lugar no Brasil(em períodos diferentes). Sempre tivemos contato mas não era uma coisa de ligar e contar o que estava acontecendo com a vida, sabe?

Ela me visitou aqui em Washington DC um mês atrás e apesar de ela ter vindo bem na época em que a casa da minha sis estava em reforma, tivemos dias maravilhosos(pelo menos eu tive!). Pude mostrar para ela todos os monumentos, colocar os museus importantes em um papel para que ela escolhesse os preferidos, levar para baladinha, beber umas em casa e até conversar por horas e horas na madrugada afora. E isso porque nem éramos amigas próximas no Brasil, né?

Na despedida de DC, ela me convidou para passar uns dias no Tennessee.

E assim que eu tive uma oportunidade, eu fui.

Ônibus confortável, barato, com wifi e tomada para carregar meu iphone... As dez horas de viagem não demoraram nada para passar. E o melhor? Nem vomitei.

Mal cheguei em Knoxville e minha amiga já me levou em um barzinho que tinha algo chamado "animal hour”. Lá eles serviam bebidas por apenas um dólar das 9 as 10 da noite. UM DOLAR! Sabe como é cidade universitária, né?

bebidjenhas boas e baratas? só em knoxville

Lugar bacana, conheci os amigos dela e logo fomos para casa porque tínhamos combinado de andar nas montanhas de Knoxville logo cedo e tínhamos que estar dispostas para isso (OI?!?Eu andando nas montanhas? É, coisas da minha “vida americana”..).

Um amigo dela, que é do Tennessee resolveu ir com a gente e acho que não poderia ter sido melhor porque ele sabia o caminho e nos deu várias dicas durante a caminhada.

Paramos para o café da manhã, depois compramos vários snacks. BTW, só coisas saudáveis... As vezes nem eu acredito que "saudável", "snack" e "compramos" pertecem a uma frase minha, sabe? Mas enfim..

Assim que chegamos nas montanhas vimos várias pessoas com binóculos na mão e o amigo dela parou o carro e perguntou para um senhor o que havia por lá. O senhorzinho de chapéu e todo equipado para a vida selvagem, respondeu: “URSOS”.

O amigo dela já havia nos explicado o que deveríamos fazer caso encontrássemos um urso mas achei a possibilidade meio remota. Ele disse que deveríamos colocar galhos nas mãos, parecer maior que eles e chacoalhar os braços. Nunca correr! Ele também disse que os ursos não eram muito perigosos e poderíamos ficar tranquilas a não ser que fosse a mamãe urso com os filhotes... Porque os animais protegem muito os filhotes.

Eu ouvi os conselhos mas parecia aqueles conselhos que nós, que moramos em São Paulo, damos aos turistas que vêm do interior: "Cuidado com as coisas no bolso, na bolsa... Podem te atacar, te roubar.” Aquela coisa, né? Não acontece com todo mundo mas prevenimos...

Enfim... Mal colocamos o pé no lugar e três ursos estavam ali na grama, deitando e rolando. Eles estavam meio longe e eu tirei uma foto. Nem dava para ver direito na minha foto mas eu pensei: “Que bom! Vimos ursos. Não terei medo durante a “andança”... Qual a possibilidade de vermos de novo?

ursinhos carinhosos?

Andamos, andamos e andamos. Comemos nossos snacks, paramos para a água e a montanha nunca acabava. Mas que bom porque a paisagem era linda e os insetos, aracnídeos e “coisinhas "estranhas” que encontrávamos pelo caminho eram lindos.

Depois de muito andar “encontramos" a cachoeira (geladíssima por sinal) e ficamos por lá por um tempo, lavando a alma.

A volta pareceu bem mais difícil e eu já estava me arrastando. Meu sonho era estar sentadinha dentro do carro com o ar condicionado ligado. Nem olhava mais para a paisagem e para os “bichos” em volta de mim. Só queria o ar condicionado.

Mas acontece que quando estávamos bem perto do carro eu vi que havia uma outra trilha... Esta era bem curtinha e nos levaria até a casa do Elijah “alguma coisa” e eu perguntei a minha amiga e ao amigo dela se eles queriam fazer esta trilha porque eu gostaria de tirar fotos deste lugar.

Eles, mais dispostos do que eu, toparam na hora.

Chegamos lá rapidinho, tiramos fotos e decidimos voltar para o carro por outro caminho. Já estávamos “familiarizados” com a vida selvagem e queríamos ‘desbravar’ a natureza, sabe? Até que... Eu congelo.

Vi três ursos BEM PERTO de mim e dos meus amigos. E o pior? Era uma ursa e dois filhotes.

O amigo da minha amiga viu o que eu vi e meio que me segurou na hora, dizendo “não grite. não corra...”. Fiquei lá estática até a família de ursos atravessar um pedacinho da floresta em cima de um tronco. Coisa de filme...

Eu, que tenho medo até da minha sombra (literalmente!) quase tive um ataque. Foto? Eu não consegui nem respirar e você acha que eu conseguiria apertar o botão ON/ OFF da câmera? E se o CLICK atrapalhasse a ‘mamãe ursa’?

Depois desta “visão”eu estava com uma disposição incrível. Andei para o carro rapidinho...

Chegamos em casa, tomamos banho e já fomos para a “animal hour”de novo. Depois fomos para outra balada. No outro dia? Turismo logo cedo seguido de “animal hour” e outra balada. Gzzzz!

Não se de onde sai esta energia que tenho quando viajo mas é uma vontade de fazer tudo que eu nem lembro o que é dormir.

A cidade de Knoxville é muito bonita e as pessoas super simpáticas. Mutos jovens... Aquela coisa universitária (falou a velha, né?!), mas super bacana. O Museu de Arte tem coisas interessantes, as lojinhas são cheias de coisas fofas, o Sunsphere é sensacional em todos os ângulos e a vida noturna é muito barata.

Agradeço a Rê por ter me dado a oportunidade de conhecer uma cidade que nem passaria pela minha cabeça, ter me apresentado aos amigos e amigas dela(pessoas bacanérrimas!) e agradeço também por ela “aguentar”o pique que eu tenho em viagens. Eu sei que não é fácil...


***

Ah, e agora que o medo passou eu “descobri” que passei por uma das melhores experiências da minha vida. Graças a ela também... Ver animais selvagens no habitat deles é uma experiência fantástica. Uma pena que “a gente” acha tão fantástico que não consegue apertar um botão da câmera fotográfica para dividir a experiência, né?

Mas quer saber? Vá lá e passe por isso. Eu aconselho.

***


* Heeeeeeya! Howwwdy = Hey/ How are you? ----> Aparentemente as pessoas no Tennessee falam outra língua. Aquela mesma sensação de quando vamos a alguns estados brasileiros, sabe? Sensacional.

***


Preguiça de ler a minha história? Resumo do resumo de Knoxville em fotos



Vista do Sunsphere.


Rê “into the wild”...


TJ pulando a cachoeira e nos deixando com medo...


Proibido alimentar os animais? Deveria ser proibido ser o alimento deles... ;)


Belíssimos parques... Este é o Concord Park.


Museu de Arte de Knoxville.


A cor mais linda que já vi!


O “building” que MAIS chamou a minha atenção, em Old City.



O retrato do cansaço na Abrams Falls Trail.

Ah, e aqui alguns registros iPhônicos...






3 comentários:

Tatiane zulim disse...

Por coincidência (ou nao!?) estava eu, hj, ouvindo Eddie Vedder e suas canções "into the wild".

Seu "ponto de vista" sao claramente colocados em sua narração, tal qual as letras da canção de Eddie!

You rock Maroca! Ate onde o rock'n roll passa longe!

Se bem que ver a mamãe ursa passando na sua frente deve ser a sensação mais rock'n roll da vida, neh?

Renata Astorga Stoianov disse...

Oi gata!!! Fico super contente em saber que as 10h de viagem valeram a pena... afinal de contas, nao eh tao simples assim qto parece... ou ate eh... sei lah... mas eh realmente mto bom saber que eu consegui te mostrar um pouquinho do TN e o pq esse lugar me atrai tanto e me faz tao bem!!! ;)
A imagem dos ursos era algo que eu queria ter filmado, fotografado, feito qqr coisa, mas ter essa imagem com vc e o nosso guia, ja esta bom demais! Foi td mto melhor do que eu imaginava! Adorei!!! Espero recebe-la mais novamente, mas com um tempinho maior neh? Se cuide... e apesar de nunca termos sido proximas no Br, adoro ser "proxima" nos EUA! ;) se cuide... bjao enorme!

Anônimo disse...

Amore, amei ler sua história ... Por ter andado tanto, comido snacks saudáveis. ... Visto ursos em close!!! Hahahaha
Amo-te, sua sis q te admira e mto.
Carol